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Negócios 2014 - promoção de vendas

As agências de promoção de vendas devem utilizar a imagem do esporte como apelo. Tomado pelo momento esportivo, o consumidor terá um impulso de compra polarizado. Saiba mais sobre esta oportunidade de negócio.

A através das suas ferramentas – cupons, concursos, prêmios e outras –, a promoção de vendas é arma eficiente para atrair uma resposta mais intensa e rápida do comprador. Se essas ações tiverem como cenário os megaeventos, o resultado pode ser ainda mais impulsionado, pois o momento esportivo tomará o consumidor.

A promoção de vendas ainda pode ser considerada uma área recente no mercado brasileiro. Sua utilização foi incentivada basicamente por dois fatores: o poder de negociação do varejo e o comportamento do consumidor. O foco estratégico está no mecanismo de integração das vendas com a promoção e comunicação do produto para seu público-alvo.

As agências de promoção de vendas devem utilizar a imagem do esporte como apelo. Isso significa provocar, através dos seus serviços, o que o esporte representa na mente dos consumidores, tornando, assim, seu produto valorado em decorrência do espírito instaurado nos ambientes de megaeventos esportivos. Com isso, tomado pelo momento esportivo, o consumidor terá um impulso de compra polarizado; e as agências terão seus objetivos de conversão de vendas atingidos.

Tendências e oportunidades

Os setores que mais cresceram foram o de supermercados e o de móveis, obtendo expansão acima da média. A taxa média de expansão de dezembro de 2012 a fevereiro de 2013 também mostrou avanço, registrando aumento de 6,3% sobre igual intervalo do ano passado.

São potenciais clientes qualquer instituição ou pessoa que vislumbre a importância estratégica de se posicionar adequadamente no mercado econômico por meio das promoções de vendas. É o caso de lojas de comércios, farmácias, empresas têxtil, entre outros.

Ações para a Copa do Mundo

O ideal é aproveitar essa janela aberta e empreender verdadeiramente. Isso significa buscar se estabelecer empresarialmente através do meio digital, que amplia as possibilidades com baixo custo; e divulgar o blog com todas as ferramentas de promoção de vendas para mostrar ao varejo que incentivar o consumo é prática essencial para a venda. Também é importante começar agora, pois os eventos prévios (feiras e exposições) aos megaeventos são essenciais para mostrar sua marca.

Contar com uma equipe de venda à disposição que saiba falar uma língua alternativa ao português pode trazer uma comunicação mais assertiva entre os visitantes e a venda.

Nunca se esqueça: uma boa promoção de vendas deve nascer de um plano de marketing e, se possível, estar engajada com uma propaganda. Portanto, buscar parceiros complementares é importantíssimo.

Promoção de Consumo

Para promover o consumo são boas ferramentas:

- Amostras;
- Cupons;
- Reembolso;
- Descontos;
- Brindes;
- Prêmios;
- Recompensas;
- Testes gratuitos;
- Garantias;
- Promoções combinadas;
- Promoções cruzadas;
- Displays de ponto de venda;
- Demonstrações.

Promoção de comércio

Para promover o comércio são boas ferramentas:

- Descontos;
- Concessões de propaganda;
- Bonificações por exposição;
- Amostras grátis.

Promoção setorial e para equipe de vendas

Abaixo, algumas estratégias de promoção setorial e para equipe de vendas:

- Feiras comerciais;
- Convenções;
- Propaganda dirigida;
- Concursos para vendedores.

Foto: Turismo Bahia

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    • java.lang.NullPointerException

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