Notícias_2014

Outros -

Programa ALI capacita comerciantes do Serra Dourada

Proprietários de bares participarão de cursos e missões para feiras internacionais

Goiânia - Proprietários dos 20 bares instalados nas dependências do Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO), serão capacitados pelo Sebrae em Goiás. O programa Agente Local de Inovação (ALI) promoverá, junto aos comerciantes, cursos, palestras, consultorias e missões subsidiadas para feiras internacionais, além de visitas técnicas a estádios de futebol de outros estados do país.

"O Sebrae Nacional tem o programa Sebrae 2014, que é aplicado apenas nas cidades-sede da Copa. Mas, a meu ver, é preciso buscar a profissionalização dos donos de bares em estádios no país inteiro. Goiânia não receberá a Copa, mas deve sediar treinos de preparação de alguma seleção", explica o agente Gabriel Peixoto, responsável pelo projeto.

O plano de ação já foi montado e aprovado pelos comerciantes. A capacitação segue até outubro de 2013, oito meses antes do início da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil. No dia 12 de setembro, por exemplo, o Sebrae em Goiás deve levar os integrantes do projeto ao quinto Congresso Internacional de Food Service, em São Paulo (SP).

"Um dirigente da FIFA estará no congresso para falar sobre o impacto da Copa do Mundo nos bares e restaurantes. Por isso é tão importante essa missão", explica Gabriel. Após o congresso, o grupo visitará o estádio do Morumbi, de propriedade do São Paulo Futebol Clube. A meta é conhecer os estabelecimentos comerciais e trazer ideias novas para Goiânia.

Entre dezembro e janeiro próximos, o Sebrae em Goiás deve organizar a primeira turma dos cursos de inglês e espanhol com os comerciantes do Estádio Serra Dourada. As capacitações são gratuitas e feitos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal, que é voltado à qualificação para a Copa 2014.

Gabriel Peixoto destaca também que a iniciativa vai facilitar o acesso à saúde por parte dos ambulantes que vendem bebidas dentro do estádio. "O Serra Dourada é um dos poucos do país em que ambulantes ainda buscam refrigerante e cerveja nos bares e os levam aos torcedores. São trabalhadores de baixa renda que precisam de melhor atenção na área médica e odontológica. Vamos atrás de parceiros do ALI para conseguirmos esse atendimento gratuito", reforça.

Sustentabilidade

Os bares localizados dentro do Serra Dourada descartam de 30 a 50 mil copos plásticos por mês - latas de alumínio não são entregues ao torcedor, uma vez que podem ser arremessadas no campo, colocando em situação de risco jogadores, árbitros, policiais e outros profissionais no gramado.

No entanto, Gabriel Peixoto explica que o ALI desenvolve projeto de sustentabilidade para transformar os copos usados em recheio para almofadas. "Esse material é descartado de forma incorreta no aterro sanitário de Goiânia pelos caminhões de lixo. A ideia é triturá-los para o reaproveitamento".

Serviço:
Capacitação dos comerciantes do estádio Serra Dourada
ALI Gabriel Peixoto: (62) 8143-8145
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Informações à imprensa:
Agência Sebrae de Notícias: (62) 3250-2268
Oficina de Comunicação: (62) 3225-4899
Warlem Sabino: (62) 9646-9037

 

COMPARTILHE

E receba em seu e-mail informações atualizadas sobre o Brasil e a Copa em 2014.