Alertas

Artesanato -

Biojoias do AM ganham feira de moda na Alemanha

Três novas coleções de acessórios criadas no Amazonas ganham o mercado de São Paulo e serão apresentadas na Feira de Moda Orgânica da Alemanha, no começo de 2014. As coleções de biojoias intituladas Rio Negro, Vitória-Régia e Tucumã reúnem elementos indígenas e caboclos, matéria-prima regional da floresta amazônica, gemas e metais preciosos.

As biojoias estão em voga e a cada dia ganham mais destaque no mercado internacional. A Copa do Mundo da FIFA 2014 é uma oportunidade para se firmar nesse nicho e expandir os negócios.

Esses acessórios produzidos a partir de materiais naturais – como sementes, penas, cascas, fibras naturais, dentre outros –, são retirados da natureza, sem causar impactos ao meio ambiente. Trata-se de um produto com alto valor agregado, além de possuir os preceitos de sustentabilidade - atualmente, fator de competitividade entre os negócios (SEBRAE, [s.d.]). Outro aspecto importante evidenciado pela produção das biojoias é a valorização da cultura local, presente na utilização de artefatos característicos de cada região.

A Copa do Mundo da FIFA 2014 irá trazer ao Brasil 600 mil turistas estrangeiros e movimentar 3 milhões de turistas brasileiros. A expectativa é de que muitos comprem souvenirs para levar ao país de origem e lembrar os lugares visitados no Brasil. Somado ao alto valor que produtos sustentáveis possuem no exterior, as biojoias são uma boa opção de souvenir.

As biojoias apresentam características locais do Brasil, pois determinadas matérias-primas utilizadas são típicas de uma região, como é o caso do capim-dourado, encontrado somente na região do Jalapão, em Tocantins. Atualmente, a localidade foi certificada com a Indicação Geográfica, atestando a qualidade dos produtos provenientes da região, que utilizam esse material (INFOJOIA, 2013).

Vale salientar que Copa das Confederações não deu um retorno satisfatório para o varejo e para o mercado de souvenir por uma característica verificada no evento: apenas 20% do público que frequentou os estádios do evento tinham a intenção de comprá-los. No entanto, ressalta-se o fato de que 85% do público era local, residente do estado da cidade-sede, razão pela qual não movimentou o comércio desses produtos. (INFOMONEY, 2013).  

Empreendedor, a biojoia é um exemplo de produto que transmite a identidade local. Para ter sucesso no megaevento de 2014, a busca pela confecção de produtos que evidenciem as características das diferentes regiões do país valoriza a cultura regional e potencializa o artesanato local. Aliar essas produções à sustentabilidade é outro ponto crucial para fazer a diferença no mercado. Caso tenha dúvidas, verifique a unidade Sebrae mais próxima e solicite orientações aos nossos consultores.

Confira fonte original aqui!

Tags populares:
    • 24/07/2014

      Agronegócio

      Feira Nacional de Peixes de Água Doce será em outubro

      O aumento do consumo de pescado cria um cenário otimista no ponto de vista produtivo. Visando o aproveitamento desta oportunidade o Sebrae realizará em Outubro, de 16 a 18, a Feira Nacional de Peixes de Água Doce no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento trará exposições, feiras de máquinas e equipamentos, entre outros.

    • 01/07/2014

      Tecnologia da Informação

      Brasil Mais TI oferece 30 cursos gratuitos de programação

      A Copa do Mundo da FIFA 2014 está nas fases finais, e logo conheceremos o campeão. Porém, as oportunidades para o segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação continuarão para os próximos anos, fruto do legado do Mundial e da proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

EVENTOS

  • 10

    JUN

    9 cidades-sede - NA

    Brasil Original

    Showrooms estão montados pelo Sebrae em nove cidades-sede de maio a julho

Veja a lista completa de eventos
COMPARTILHE

E receba em seu e-mail informações atualizadas sobre o Brasil e a Copa em 2014.