Alertas

Artesanato -

Biojoias do AM ganham feira de moda na Alemanha

Três novas coleções de acessórios criadas no Amazonas ganham o mercado de São Paulo e serão apresentadas na Feira de Moda Orgânica da Alemanha, no começo de 2014. As coleções de biojoias intituladas Rio Negro, Vitória-Régia e Tucumã reúnem elementos indígenas e caboclos, matéria-prima regional da floresta amazônica, gemas e metais preciosos.

As biojoias estão em voga e a cada dia ganham mais destaque no mercado internacional. A Copa do Mundo da FIFA 2014 é uma oportunidade para se firmar nesse nicho e expandir os negócios.

Esses acessórios produzidos a partir de materiais naturais – como sementes, penas, cascas, fibras naturais, dentre outros –, são retirados da natureza, sem causar impactos ao meio ambiente. Trata-se de um produto com alto valor agregado, além de possuir os preceitos de sustentabilidade - atualmente, fator de competitividade entre os negócios (SEBRAE, [s.d.]). Outro aspecto importante evidenciado pela produção das biojoias é a valorização da cultura local, presente na utilização de artefatos característicos de cada região.

A Copa do Mundo da FIFA 2014 irá trazer ao Brasil 600 mil turistas estrangeiros e movimentar 3 milhões de turistas brasileiros. A expectativa é de que muitos comprem souvenirs para levar ao país de origem e lembrar os lugares visitados no Brasil. Somado ao alto valor que produtos sustentáveis possuem no exterior, as biojoias são uma boa opção de souvenir.

As biojoias apresentam características locais do Brasil, pois determinadas matérias-primas utilizadas são típicas de uma região, como é o caso do capim-dourado, encontrado somente na região do Jalapão, em Tocantins. Atualmente, a localidade foi certificada com a Indicação Geográfica, atestando a qualidade dos produtos provenientes da região, que utilizam esse material (INFOJOIA, 2013).

Vale salientar que Copa das Confederações não deu um retorno satisfatório para o varejo e para o mercado de souvenir por uma característica verificada no evento: apenas 20% do público que frequentou os estádios do evento tinham a intenção de comprá-los. No entanto, ressalta-se o fato de que 85% do público era local, residente do estado da cidade-sede, razão pela qual não movimentou o comércio desses produtos. (INFOMONEY, 2013).  

Empreendedor, a biojoia é um exemplo de produto que transmite a identidade local. Para ter sucesso no megaevento de 2014, a busca pela confecção de produtos que evidenciem as características das diferentes regiões do país valoriza a cultura regional e potencializa o artesanato local. Aliar essas produções à sustentabilidade é outro ponto crucial para fazer a diferença no mercado. Caso tenha dúvidas, verifique a unidade Sebrae mais próxima e solicite orientações aos nossos consultores.

Confira fonte original aqui!

Tags populares:
    • 27/03/2014

      Tecnologia da Informação

      Câmara aprova Marco Civil da Internet

      Empreendedor, depois de dois anos em debate, o Marco Civil da Internet foi aprovado na noite do dia 25/03/2014 pela Câmara dos Deputados, o texto aguarda agora a aprovação do Senado, o que deverá ocorrer em breve, segundo Renan Calheiros, presidente do Senado.

    • 28/03/2014

      Economia Criativa

      Evento de empreendedorismo criativo e arte visual movimenta Sesc Amazonas, em abril

      A Economia Criativa é um tema que ganha cada vez mais visibilidade. Com a chegada da Copa do Mundo da FIFA, os empreendedores desse segmento devem estar atentos às oportunidades que surgem. Aprimorar as técnicas e processos para prestar serviços de maior qualidade é uma das alternativas para tornar seu negócio ainda mais competitivo.

    • 04/04/2014

      Madeira e Móveis

      E-commerce é a aposta para aumentar as vendas de móveis

      A Copa do Mundo da FIFA 2014 trará benefícios para o desenvolvimento da economia do Brasil. Os pequenos negócios moveleiros podem aproveitar o consumo elevado dos brasileiros, neste período do Megaevento esportivo e após também, para concretizar bons negócios. Um mercado que a cada ano ganha destaque no Brasil é o e-commerce (comércio eletrônico).

EVENTOS

Veja a lista completa de eventos
COMPARTILHE

E receba em seu e-mail informações atualizadas sobre o Brasil e a Copa em 2014.